Farmácia Oficinal

Universo Oficinal Oficinal Interativa Convênios Loja Virtual Cadastro Contato Profissionais
da Saúde

Universo Oficinal

Fitoterápicos

Apesar dos avanços da ciência e da tecnologia o valor terapêutico das plantas medicinais no tratamento de diversos males é indiscutível.

Lista de fitoterápicos. Organizados por ordem alfabética.

Visualizando todos os fitoterápicos que iniciam com a letra ""

ABACATEIRO (Persea americana mill)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Diurética, balsâmica e expectorante. Usado nas afecções hepáticas, doenças renais e das vias urinárias, cistites, uretrites, diarréias e disenteria, gases intestinais e estomacais.

 

ABUTUA (Cissampelos parreira)

Parte Utilizada: Raiz e tronco

Ação Terapêutica: Possui sabor amargo, é diurética,anti-inflamatória, emenagoga e febrífuga. Serve para inflamações do útero, rins e bexiga, cólicas renais e uterinas. Muito útil nas dificuldades da menstruação atrasada, cólicas e nas febres intermitentes

 

AÇAFRÃO (Crocus sativus)

Parte Utilizada: Estigmas

Ação Terapêutica: Combate gases intestinais, digestão laboriosa, doença das vias urinárias, asma, tosse, bronquite e coqueluche.

 

AGONIADA (Plumeria lancifoliata)

Parte Utilizada: Folhas.

Ação Terapêutica: Inflamações do útero e ovários. Reestabelecedora do equilíbrio (calmante/estimulante), ameniza cólicas, menstruações difíceis e dolorosas.

 

AGRIÃO (Sisymbrium nasturtium)

Parte Utilizada: Flores e folhas

Ação Terapêutica: Utilizada para bronquite, como depurativo, diurético e para febres. O uso das folhas em salada cruas combate a deficiência de vitamina C, anemia e alivia dores de dente. É considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para boa visão e para manter a saúde da pele.

 

ALCACHOFRA (Cynara scolymus)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Aumenta a produção e liberação da bile, diminui as taxas de glicose, reduz a taxa de uréia e o colesterol sangüíneo. É depurativa, diurética e laxativa, utilizada como preventivo de cálculos biliares, auxiliar nos regimes de emagrecimento e na hipertensão.

 

ALECRIM (Rosmarinus officinalis)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Digestiva, ação sobre a formação de gazes e auxiliar na digestão de gorduras. Atua como estimulante em casos de esgotamento. Externamente estimula a circulação local, o crescimento capilar, as dores (reumáticas, contusões), tem ação antissépca(boca), anti-caspa e previne a queda de cabelo.

 

ALFAFA (Medicago sativa)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Suplemento alimentar. Combate a falta de apetite, má digestão, úlceras, afecções nervosas, cistites crônicas, reumatismo, artrite e raquitismo. Atua em casos de anemias, hemorragias por deficiência de potássio. Em banhos e fricções estimula as pernas cansadas e doloridas.

 

ALFAZEMA (Lavandula officinalis)

Parte Utilizada: Sumidades floridas

Ação Terapêutica: Antiespasmódica, sudorífica, diurética, aromática, desodorante, estimulante da circulação periférica, anti-depressiva, sedativa

anti-reumática, repelente de insetos e também alivia as picadas. Utilizada peturbação gástrica com flatulência, doenças respiratórias, enxaquecas, dermatites, eczemas, pediculose, psoríase e queimaduras.

 

ALGODOEIRO (Gossypium herbaceum)

Parte Utilizada: Raiz e folhas

Ação Terapêutica: Afecções dos rins, aumenta a lactação e tem propriedade diurética e emenagoga. Ameniza cólicas e dores do parto. Deve ser evitada na gravidez. O chá da casca da raiz e folhas é anti-asmático, anti-desintérico, anti-anêmico e hemostático uterino. O sumo das folhas alivia queimaduras.

 

ANIZ ESTRELADO (Anisium stellatum)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Elimina os gases acumulados e favorece a digestão diminuindo o inchaço abdominal, a flatulência e as dores. Aumenta a secreção de leite. É indicado também na prisão de ventre.

 

AQUILEIA (Achillea millefolium)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Folhas cheirosas e amargas. Combate gases no estômago e intestinos. Expectorante, adstringente, tônica amargo. Bom para hemorróidas.

 

ARNICA (Solidago microglossa)

Parte Utilizada: Flores

Ação Terapêutica: Antiinflamatória e analgésica. Nos casos de traumatismos, diminui a formação de edema e aumenta a absorção dos hematomas. Indicada em contusões, entorses, dores reumáticas, gota, flebites, afecções bucais, furúnculos. Internamente estimula o sistema nervoso e circulatório, porém deve ser ingerido com cautela.

 

ARRUDA (Ruta graveolens)

Parte Utilizada: Folhas

Ação Terapêutica: Indicada para restabelecer ou aumentar o fluxo menstrual. Nos casos de varizes, reumatismos, nevralgias, verminoses, sarnas e piolhos.

 

ARTEMÍSIA (Artemisia vulgaris)

Parte Utilizada: Folhas e caule

Ação Terapêutica: Usado nas convulsões, vômitos, cólicas menstruais e como emenagogo (agente que estabele ou aumenta o fluxo menstrual).

 

Unidade I - Centro

Rua Voluntários da Franca, 1840
CEP: 14400-490 - Franca/SP

Segunda a sexta: 8h às 19h

Sábados: 8h às 13h

Unidade II - Estação

Rua Voluntários da Franca, 316
CEP: 14405-103 - Franca/SP

Segunda a sexta: 8h às 19h

Sábados: 8h às 13h

Unidade III - Galo Branco

Av. Dr. Antônio Barbosa Filho, 111
CEP: 14005-000 - Franca/SP

Segunda a sábado: 8h às 22h

Unidade IV - Piratininga

Av. Hugo Betarello, 3639
CEP: 14003-580 - Franca/SP

Segunda a sábado: 8h às 19h30

Sábados: 8h às 13h

Atendimento ao cliente: 0800 943 6766

Farmácia Oficinal - www.farmaciaoficinal.com.br

Desenvolvido por: Pictore Agência Digital